Pular para o conteúdo principal

Os seus Problemas. Quem causa é você?

Lama Michel Rinpoche costuma usar nos seus ensinamentos a seguinte frase: "problemas existem e sempre vão existir!"

Foto: frasesfamosos
Os problemas podem ser definidos em nossa vida como algo que, demasiadas vezes, se torna intransponível. Podemos dizer que o problema é uma série de situações que entram em choque com todos os valores que acreditamos, isso por conta dos valores que existe também no outro. 

Valores, ideias e filosofias de vida são as causas dos problemas. Os problemas existem devido o pensamento contrário ser diferente daquilo que aprendemos. A diferença cultural entre os homens é que traz os problemas para a nossa sociedade.

À estas diferenças culturais também se atrelam a ganância, o egoísmo e o apego, que nada mais são do que causadores dos problemas decorrentes em nossas vidas.

Então, a afirmação que nós sempre fazemos é: "o problema é ele(a)!" Não nos colocamos como causadores das aflições que passamos. Contudo, pare para pensar um pouco, o causador de nossos problemas somos nós mesmos.

Quero dizer que todos os problemas existentes em nossas vidas são consequências daquilo que escolhemos fazer, ou deixamos de fazer. Todos os sofrimentos passados por nós decorrem da maneira como conduzimos as escolhas que acreditamos ser corretas. 

Quando somos crianças não "temos" problemas, e isso é fato! Os problemas surgem quando, na certeza do acerto, de estarmos fazendo aquilo pelo melhor, nos encontramos com pensamentos e filosofias de vida distintas às nossas. Os problemas que nos fazem sofrer são escolhas que determinamos como certas e que, de algum modo, deu errado. 

No trabalho, em casa e até mesmo dentro de templos e igrejas, existem problemas causados por pessoas que pensam diferente de você. Se não crês que és a causa dos seus problemas reflita.

Se você tem problemas com sua esposa ou marido, o problema é ele(a) quem causa? A origem do seu problema está quando você escolheu aquela pessoa para estar ao seu lado. Sofremos as consequências daquilo que escolhemos. No trabalho, se tens problemas com seus colegas, um dia você escolheu estar naquela empresa. Nas igrejas e templos existem problemas e você escolheu aquela religião e o grupo de qual faz parte. 

A escolha é o que define nossos problemas. Não quer uma vida de problemas? Então, não faça nada, e aí terás um GRANDE PROBLEMA.

O problemas são sagrados em nossas vidas. Somente eles podem fazer-nos crescer como ser humano. Somente ele pode definir, de maneira correta, o que escolhemos e se acertamos nas escolhas. Deixar de escolher e se omitir nas decisões de sua própria vida não é o caminho certo. Somente você pode fazer por você. 

Ninguém pode definir o que acreditas ser correto em sua vida. O problemas existem para serem superados da melhor maneira possível. Para resolver seus problemas é fundamental a não reclamação. Reclamar sem definir um passo a ser dado para a resolução do problema é algo que aumenta mais o que já tens como transtorno. 

Observar o problema e definir que metas traçar para resolvê-lo de uma vez, e/ou amenizá-lo até sua resolução, é o caminho correto a se percorrer. Levar e consideração todas as variantes que giram em torno do problema e definir: "farei isso!" E, daí por diante, é buscar de todas as maneiras possíveis resolver o problema.

Não devemos, apenas, culpar o outro por gerar tal problema. Devemos pensar: "que parcela de culpa eu tenho por esse problema existir?" Aí temos já um vislumbre do que podemos fazer. Não adianta se culpar. Observar e tomar impulso para resolver o problema, juntamente com aqueles envolvidos, trará mais facilmente a resolução dos problemas.

Os problemas engrandecem-nos. Logo após resolver este problema, imediatamente deverá aparecer outro e assim por diante. A vida é um ciclo. Tudo se repete com atores diferentes em nossa sociedade. 

Problemas que estão a nosso alcance de resolvê-los não devemos medir esforços para fazê-lo. Contudo, problemas que cabem a políticos, como saúde pública, ensino público fundamental e universitário, pavimentações e saneamento básico, são problemas que os governantes devem resolver, sem medir esforços. Temos apenas que cobra-los por isso. 

Buscamos resolver nossos problemas externos e internos como ser humano. Nossa meta é ser melhor como homens. Se os problemas vem das escolhas erradas, o importante é ter forças para sair, resolver e entender que escolheremos mais vezes de maneira errada do que de maneira certa.

Tudo o que fazer, de alguma forma, é buscando nossa felicidade, por isso erramos. Devemos aceitar que o problema existe e fazer o impossível para resolvê-lo, sem reclamações

A vida são escolhas. De algum modo você escolheu ler este post, espero poder ter contribuído. Quando entendermos que os problemas decorrem dos nossos atos, seremos mais felizes e perspicazes em assumir e resolver. Só não tenha medo de errar.

Magaiver Luiz

www.magaiverluiz.blogspot.com   

  

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Reis Taumaturgos.

Resumo “Os Reis Taumaturgos: O caráter sobrenatural do poder régio, França e Inglaterra” (Marc Bloch) Os reis Taumaturgos, escrito pelo historiador Marc Bloch, se consolida a priori, como um livro de certa forma, cansativo, pois a quantidade de informações trazidas na obra são muitas; não é a toa que a obra se mostra como uma história de longa duração. Partindo da idade média até o século XVIII, Bloch traz como ponto fundamental da sua obra histórica, como Burke afirma, a crença de que os reis da França e da Inglaterra tinham um poder curativo, miraculoso de, simplesmente, com o toque de sua mão real seguido do sinal da cruz, poderiam curar as escrófulas, doença vigente na Europa neste recorte histórico, pois o rei francês e inglês em um homem sobrenatural, de uma linhagem nobre, que era abençoado por Deus e por isso surgis como um curandeiro das doenças. Neste caso, as escrófulas, denominada de o mau régio, se mostra como a doença que os reis eram os responsáveis por sua cura. Ao lon

Os pontos Positivos das Guerras Mundiais.

A Europa após a 1ª Guerra Mundial. O fim da Primeira Guerra Mundial trouxe muitos prejuízos para os países derrotados, em especial a Alemanha. O Tratado de Versalhes colocou fim a Primeira guerra Mundial, este foi assinado pelos “Três Grandes” países vencedores da referida guerra, EUA por Woodrow Wilson, a Inglaterra pelo primeiro ministro David Lloyd George e a França por Georges Clemanceau, impondo a derrota alemã. A decada de 1930 trouxe a tona o espirito do militarismo, no qual predominavam a disciplina e o autoritarismo. Assim muitos partidos politicos surgem no mundocom este discurso de extrema direita, dentre eles, na Alemanha, o partido nazista de Adolf Hitler surge como o partido “salvador da pátria” alemã, haja vista que o país já estava arrasado após derrota na Primeira Guerra, com a pobreza e a inflação bastante alta, e principalmente, com o orgulho alemão ferido. Deste modo, o partido Nazista prega o nacionalismo e a volta por cima da Alemanha para tornar a ser uma grande

A Verdade sobre os Segredos de Fátima. Impressionante!

Antes de iniciar este trabalho, pretendo deixar bem claro que a “Deusa” à qual me refiro não é, de modo algum, a santa mãe de Jesus na carne, Maria de Nazaré, mas uma deusa pagã criada pela mente corrupta da hierarquia romana. O escritor e pesquisador britânico, Avro Manhattan, escreveu 20 livros sobre o Vaticano, os quais foram confiscados pelo INDEX da Igreja de Roma. Dificilmente se pode conseguir um livro do Avro, a não ser em alguma editora corajosa, ou pela Internet. Avro viajou milhares de quilômetros colhendo informações sobre os malfeitos dessa Igreja, principalmente nos países dominados pelo catolicismo. Ele esteve algum tempo no Brasil. Corajoso e fiel aos seus princípios de expor os erros da Igreja fundada pelo Imperador Constantino, no início do século IV da Era Cristã, Avro foi perseguido, teve de fugir do seu país e faleceu em 1990, nos Estados Unidos. Em seu livro “The Vatican Billions”  (não consegui encontrar um link válido)  , concluído em 1983 e pub